Pular para o conteúdo

Como se comportar no ambiente de trabalho?

24/05/2012

FICA A DICA

Conseguiu um emprego? Parabéns, é uma grande etapa na vida. Mas logo vem a outra missão: manter-se neste trabalho. E o que vai definir se você continua no local que está é o seu comportamento e comprometimento dentro da empresa. Para ser contratado, o seu currículo é quem lhe ajuda, mas para ser demitido este não vale mais se as suas atitudes não condizem. Não sabe o que significa agir corretamente? Tudo bem, a gente lhe ajuda.
Elaboramos algumas dicas que podem ser seguidas e são consideradas fundamentais caso queira continuar no cargo e empresa que está:
1) Seja honesto. Este é o principio básico, jamais minta ou invente alguma história para se beneficiar. A verdade e a clareza serão sempre as suas aliadas, mesmo que você tenha feito uma grande besteira. É mais fácil perdoar quem assume o que faz, pois não esqueça: a mentira tem perna curta. Isso vale também quando você tenta ganhar créditos por um bom trabalho que não foi feito por você. Portanto não aceite elogios por algo que outra pessoa fez, cedo ou tarde o verdadeiro autor será descoberto e a sua fama será péssima.
2) Seja pontual. Se você chega sempre atrasado, não será considerada uma pessoa de confiança e também não irá transmitir responsabilidade. Seus chefes irão pensar que nunca poderão contar com você nos momentos que precisarem, pois você pode não comparecer. Portanto seja aliado do relógio!
3) Não fique criticando seus colegas pelas costas. Se tem algo que alguém fez e não lhe agradou, fale diretamente para essa pessoa. Deixe sempre tudo esclarecido, como diz o famoso ditado: mantenha o preto no branco. Já pensou se um comentário seu repercute como não deveria e você fica com fama de fofoqueiro?
4) Ao atender o telefone, fale corretamente e seja atencioso. Não masque chicletes, não use gírias e não se refira à pessoa com termos íntimos, como, querida, meu amor, anjo, etc.
5) Cuide com os e-mails que você manda pelo seu endereço eletrônico profissional. Já pensou mandar uma mensagem por engano? Digamos que você esteja escrevendo um texto para seu namorado e envia para o seu chefe sem querer, que situação chata hein? Outro cuidado que se deve ter ao mandar um e-mail é com a gramática, portanto cuide bem do seu português.
6) Saiba comportar-se durante uma reunião. De que modo? Primeiramente, não chegue atrasado. Apresente suas ideias e planos, mostre que você tem interesse em participar do crescimento da empresa. Mas não cause constrangimento e nem ofenda seus colegas. Evite ficar bocejando e de jeito nenhum atenda seu celular, se for uma ligação urgente, pela licença e retire-se do local. Depois desculpe-se.
7) Para concluir, um resumo básico então: fique longe de maldades e fofocas, evite gracinhas se seu chefe não lhe deu intimidade e nem puxe muito o saco dele, tenha comprometimento e cumpra horários, apresente suas boas ideias, dê atenção adequada a todos os clientes e pessoas que entram em contato, faça o seu trabalho nas horas que você tem e não perca muito tempo em sites de fofocas, redes sociais e futilidades.
Por: Laura Marcon de Azevedo
About these ads
Ainda sem comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 298 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: